Em breve, numa visita ao médico poderá em poucos minutos perceber se está em risco ou não de vir a ter cancro do estômago. Um novo estudo, que será apresentado em maio na reunião anual da Digestive Disease Week, em Washington, nos Estados Unidos, revela que será possível fazer o diagnóstico através de um elixir oral.
"Percebemos que a microbiota oral e a microbiota do estômago estão ligadas, e saber quais as bactérias que estão na boca diz-nos como é o ambiente no estômago", explicou o médico Shruthi Reddy Perati num comunicado de imprensa, aqui citado pela United Press International.
Leia Também: Médica alerta para cancro com sintomas "muito inespecíficos e insidiosos"
Nesta investigação foram comparadas amostras de 30 pessoas diagnosticadas com cancro do estômago, 30 com risco elevado e 38 pessoas saudáveis. Os cientistas encontraram pouca diferença entre as bactérias na boca das pessoas doentes em comparação com as que estavam em risco.
"O momento ideal para tentar prevenir o cancro é quando este está prestes a transformar-se. Conseguimos identificar pessoas que tinham condições pré-cancerígenas. Como ferramenta de rastreio e prevenção, isto tem um enorme potencial."
Tratam-se ainda de resultados preliminares. Os investigadores referem que pretendem fazer estudos mais alargados.
Leia Também: Cancro. Especialista indica alimento a evitar (e que quase todos comemos)