Menopausa antes dos 40? Pode aumentar risco de morte precoce, diz estudo

A conclusão é de um estudo filandês que aponta para o perigo de morte precoce causada por várias patologias que podem surgir,

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
15/05/2024 07:55 ‧ 15/05/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Menopausa

Um estudo da Universidade de Oulu, na Finlândia, alertou para os perigos associados às mulheres que entram na menopausa antes dos 40 anos. Entre uma das conclusões referem que o risco de morte pode ser maior uma vez que pode existir uma maior probabilidade de terem problemas de saúde, como é o caso de doenças cardíacas ou cancro.

As conclusões da investigação foram apresentadas o 26.º Congresso Europeu de Endocrinologia. Segundo 'website' Talker, a maioria das mulheres entra na menopausa entre os 45 e 55 anos. No entanto, uma em cada 100 pode começar a sofrer as alterações ainda antes dos 40 anos.

Leia Também: Menopausa. Cerca de 50% das mulheres em Portugal "assume mal-estar"

No estudo foram analisados dados de 5.800 mulheres entre os anos de 1988 e 2017. Concluíram que as mulheres que passavam pela menopausa mais cedo tinham duas vezes mais probabilidade de morrer devido a doenças cardíacas e quatro vezes mais hipóteses de morrer devido a um cancro.

"Isto pode acontecer não apenas às mulheres que entram na menopausa mais cedo. Mulheres que retiram os ovários numa fase mais precoce também têm os mesmos riscos", revela a médica Vanessa Soviero ao 'website' Medical News Today.

"As descobertas sugerem que seja dada atenção a estas mulheres para diminuir o excesso de mortalidade", conta Hilla Haspakoski, umas das responsáveis pelo estudo.

Leia Também: Nutricionista revela suplemento aliado da mulher em etapa difícil da vida

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas