Fica ansioso sempre que o seu gato se aproxima das orquídeas? É uma planta tóxica para estes animais de estimação? Recentemente, Daisy May, uma veterinária, e Igor Podyablonskiy, um especialista em flores, citados na Woman & Home, esclareceram todas as dúvidas. Leia com atenção.
Felizmente, "as orquídeas não são altamente tóxicas para os gatos, mas podem causar perturbações gástricas e outros problemas gastrointestinais se o gato ingerir qualquer parte da flor", explica o especialista em flores.
Isto acontece porque "as folhas, os caules e as flores das orquídeas contêm compostos que podem irritar o sistema digestivo quando ingeridos em grandes quantidades. Os sintomas mais comuns a ter em conta incluem vómitos, diarreia e baba", acrescenta.
Existem algumas diferenças nos níveis de toxicidade entre as espécies de orquídeas, explica a veterinária. Por exemplo, "as orquídeas Maxillaria, Catasetum e algumas espécies de Dendrobium e Prosthechea contêm alcaloides de fenantreno que podem causar sintomas".
Leia Também: As novas camas portuguesas que põem os patudos a descansar com estilo