Banho de manhã ou à noite? A ciência decidiu (e a resposta não é óbvia)
É desta que dissipa todas as dúvidas.
© Shutterstock
Lifestyle Higiene
Afinal, devemos tomar banho de manhã ou à noite? De acordo com um inquérito da Sleep Foundation, de 2022, 42% dos adultos norte-americanos optam por iniciar o dia com um duche. Apenas 25% tomam banho antes de dormir. Mas a ciência poderá ter chegado a uma conclusão.
Como escreve o IFLScience, os duches matinais têm algumas vantagens, uma vez que podem promover o estado de alerta, ajudando o ritmo circadiano do corpo. Tomar banho ao despertar é sobretudo indicado para quem transpira muito à noite.
Leia Também: Nem imagina as chatices que um pouco de alecrim ajuda a resolver
Mais: um banho matinal com água fresca contribui para desencadear a libertação de neurotransmissores, como a serotonina, o cortisol, a dopamina e a norepinefrina, que ajudam a regular as emoções e a diminuir os níveis de stress. Um artigo da Knee Surgery, Sports Traumatology, Arthroscopy refere que a água fria atinge os recetores de frio na pele e envia impulsos elétricos ao cérebro que reduzem a dor.
Por outro lado, quem prefere tomar banho à noite defende que o faz para relaxar. E a verdade é que se esta é a sua preferência, nada contra. Pelo contrário, até faz bem, pois ajuda a limpar a sujidade acumulada na pele durante todo o dia.
Leia Também: Descobertos nutrientes que podem ajudar a evitar casos de demência
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com