Escolher o protetor solar adequado é essencial para proteger a pele contra os danos causados pelos raios solares, especialmente nos meses de maior calor que se aproximam. A exposição ao sol, sem a devida proteção, pode resultar em queimaduras solares, envelhecimento precoce da pele e, a longo prazo, aumentar o risco de cancro de pele.
Com uma variedade enorme de opções disponíveis no mercado, desde fórmulas químicas a físicas, e uma infinidade de fatores de proteção solar (FPS), fazer a escolha certa pode ser desafiador. É por isso que a Avon partilha, em comunicado, as cinco coisas a ter em conta para garantir que seleciona um protetor solar eficaz e adequado às suas necessidades específicas.
Leia Também: As manchas afetam milhares de pessoas em todo o mundo. Falamos de si?
1- Escolha o FPS mais indicado para si
Escolha um protetor solar com um FPS adequado ao seu tipo de pele e à intensidade da exposição solar.
2- Tenha atenção à proteção de amplo espectro
Certifique-se de que o protetor solar oferece proteção de amplo espectro, ou seja, contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA podem causar envelhecimento precoce da pele, enquanto os raios UVB são os principais responsáveis pelas queimaduras solares.
3- Não descure o seu tipo de pele
Considere o seu tipo de pele ao escolher um protetor solar. Para uma pele oleosa, prefira fórmulas 'oil-free' ou matificantes. Para pele seca, procure produtos com ingredientes hidratantes. Se tem pele sensível, opte por fórmulas hipoalergénicas e sem fragrância.
Leia Também: Já está disponível em Portugal a marca de 'skincare' Mixa
4- A resistência à água poderá ser um fator essencial
Se planeia nadar ou transpirar muito, escolha um protetor solar resistente à água. Verifique a duração da resistência (geralmente indicada como 40 ou 80 minutos) para saber com que frequência será necessário reaplicar o produto.
5- Os ingredientes também devem ser consultados
Verifique os ingredientes do protetor solar. Evite produtos que possam ser prejudiciais ao meio ambiente e potencialmente à saúde. Prefira protetores solares com filtros físicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que são menos irritantes para a pele.
Leia Também: O leitor perguntou: Posso usar o protetor solar do ano passado?