Café e gorduras na ressaca? Pode ter vontade, mas é melhor não

O estômago e o sistema digestivo agradecem. Uma especialista revela os alimentos que deve evitar depois de uma noite de (muitos) copos.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
31/05/2024 16:01 ‧ 31/05/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Ressaca

A noite foi longa e o álcool acabou por ser em demasia? Certamente pode não estar muito bem no dia seguinte. De forma a aliviar os sintomas da ressaca, há quem opte por tomar café e alimentos com gordura. Será que são a melhor escolha?

Ana Luzón é técnica de nutrição e revelou ao agregador de blogues HuffPost o que deve evitar nestes dias. "Juntar alimentos pesados ​​e gordurosos só vai piorar a situação, prolongar o desconforto e dificultar a recuperação", começa por dizer.

Leia Também: Nunca descarte as cascas e sementes destes alimentos, diz médico

"Existem gorduras saudáveis ​​que podem ser benéficas mesmo em dia de ressaca. Por exemplo, as gorduras insaturadas encontradas em alimentos como abacate, frutos secos e azeite são mais fáceis de digerir e podem fornecer energia sustentada sem causar os problemas associados às gorduras saturadas e trans."

Bebidas e alimentos com altos níveis de açúcar também devem ser evitados. "Podem causar picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue, agravar a fadiga e a irritabilidade típicas de uma ressaca."

Já em relação ao café e às bebidas com cafeína, também são de evitar. "A cafeína é diurética, o que significa que aumenta a produção de urina e, portanto, pode contribuir para a desidratação." Está ainda ligada ao aumento da ansiedade e interferir com o sono.

No diz respeito a alimentos com lactose, podem levar ao inchaço e desconforto gastrointestinal.  Bebidas vegetais de amêndoa e até probióticas suaves são a melhor escolha.

Leia Também: Cinco alimentos que são aliados contra a inflamação

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas