O sumo de laranja tem o poder de tornar a microbiota intestinal mais saudável se for ingerido diariamente. A conclusão é de um estudo dirigido por investigadores da Universidade de São Paulo, no Brasil, e publicado na revista Food Research International.
Os cientistas afirmam que a flora intestinal está envolvida nos processos digestivos. Referem que é importante para a modulação do sistema imunitário e influencia o funcionamento do sistema nervoso central e do cérebro.
Leia Também: Especialista sugere bebida com efeito laxante poderosíssimo. É fã?
Os investigadores acompanharam 85 voluntários instruídos a beber meio litro de sumo de laranja durante um período de 60 dias. A quantidade de sumo foi decidida com base em estudos anteriores. "Nesta quantidade, temos uma boa concentração de bioativos que investigamos, principalmente a hesperidina e a narirutina. Realizámos exames a cada 30 dias para monitorizar os efeitos, e não observamos quaisquer reações adversas", diz a investigadora Camille Perella Coutinho, citada pelo jornal Metrópoles.
Depois de analisaram exames à urina, realizados antes e depois da adição do sumo na dieta, os especialistas verificaram alterações significativas nos bioativos secretados pelo corpo. O estudo aponta que as mudanças na microbiota protegeram o intestino contra potenciais inflamações e aumentaram a capacidade de absorção de nutrientes pelo órgão.
Leia Também: Cientistas descobrem oito hábitos que diminuem o risco de morte precoce