Existem hábitos que ajudam a manter os dentes saudáveis e o hálito fresco. Muitos recorrem a pastilhas elásticas para evitar os cheiros desagradáveis. Tim Bradstock-Smith, um dentista, aconselha que aposte em maçãs. Sim, leu bem!
Segundo o especialista, a textura natural de uma maçã atua como uma escova de dentes, ou seja, ajuda a "esfregar" quaisquer partículas de alimentos em excesso e placa bacteriana das superfícies dos dentes e da linha das gengivas.
Leia Também: Quando o mau hálito é motivo para ir ao médico
"Comer uma maçã aumenta a produção de saliva, o que ajuda a eliminar as partículas de alimentos e as bactérias, reduzindo o risco de cáries dentárias e doenças das gengivas", acrescenta o dentista.
Para além disso, as maçãs contêm polifenóis "que têm propriedades antibacterianas capazes de ajudar a inibir o crescimento de bactérias que causam cáries e mau hálito".
Explica ainda que apesar das maçãs serem ligeiramente ácidas, "o seu teor de ácido é muito inferior ao de muitos outros frutos e refrigerantes, o que as torna uma opção mais segura para o esmalte dos dentes".
Comer uma maçã também pode "ajudar a promover o fluxo sanguíneo, o que, por sua vez, reduz o risco de doenças das gengivas".
Leia Também: Chá de hortelã refresca o hálito (e não só). Eis os benefícios