Tenha sempre cenouras em casa. Nem sabe os benefícios que está a perder
Um recente estudo apresentado na reunião anual da American Society for Nutrition revelou algumas das vantagens que tem ao consumir mais este legume.
© Shutterstock
Lifestyle Estudo
Comer cenouras três vezes por semana pode trazer vários benefícios à sua saúde. A conclusão é de um estudo apresentado na reunião anual da American Society for Nutrition. Explicam que deve consumir mais cenouras baby especialmente como snack aos lanches.
Em causa estão os níveis de carotenoides, responsáveis pelo pigmento de várias frutas e vegetais que trazem um aumento da proteção antioxidante e um menor risco de doenças crónicas.
Leia Também: Estudo. Mudança nas bactérias intestinais aumenta risco de diabetes
"Estudos anteriores revelaram que os níveis de carotenoides na pele podem ser aumentados ao consumir três vezes uma porção recomendada de frutas e vegetais ao longo semanas", conta Mary Harper Simmons, uma das responsáveis pela investigação.
"Este estudo sugere que uma simples alteração na dieta, ao incorporar cenouras baby como snacks, pode aumentar os níveis de carotenoides na pele", continua.
A investigação analisou 60 jovens. Durante quatro semanas receberam aos lanches fatias de maçã verde, 100 gramas de cenouras baby, um suplemento de betacaroteno e uma combinação de cenouras com o suplemento.
Concluíram que os níveis de carotenoides aumentaram 10,8% no grupo de pessoas que consumiu cenouras e 21,6% nas pessoas que receberam cenouras e o suplemento.
"Esta combinação tem um efeito nos níveis de carotenoides da pele. Desta forma, as pessoas devem escolher um multivitamínico que contenha betacaroteno e comer cenouras baby pelo menos três vezes durante a semana."
A mesma equipa de investigação quer estudar os efeitos de outros alimentos ricos em carotenoides, como a batata-doce ou vegetais com folhas verdes.
Leia Também: O tratamento que melhora a qualidade de sono dos doentes com Parkinson
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com