Existem ainda mais razões para apostar no sono de qualidade. Segundo um novo estudo, feito no Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, um sono de má qualidade e irregular pode aumentar significativamente o risco de diabetes tipo 2.
Para a investigação, disponibilizada na Diabetes Care, os cientistas analisaram mais de 80 mil indivíduos, com uma idade média de 62 anos e sem um diagnóstico de diabetes. Todos usaram um dispositivo que monitorizava a sua atividade ao longo de sete dias.
Leia Também: Benefícios (e desvantagens) de dormir com sutiã
Descobriram assim que uma duração de sono mais irregular estava associada a um maior risco de diabetes. Mais especificamente, a análise dos dados revelou que, em comparação com os participantes com padrões de sono regulares, os que tinham um sono irregular apresentavam um risco 34% superior de desenvolver diabetes. Registaram ainda que este risco diminuiu, mas persistiu, mesmo depois de se ter em conta diferentes fatores.
É ainda importante referir que o estudo teve algumas limitações, mas os cientistas estão a planear analisar, em breve, indivíduos de faixas etárias mais jovens e com origens raciais diversas.
Leia Também: É possível que este seja o 'segredo' para dormir mais (e melhor)