As sobrancelhas podem revelar vários problemas de saúde, com impactos e níveis de gravidade diferentes, de acordo com a médica Sarah Jenkis. A especialista norte-americana disse, em entrevista ao The Sun, que as patologias podem ir desde mudanças na pele e stress a distúrbios hormonais.
Eis abaixo oito condições médicas que, segundo Sarah Jenkis, podem ser revelados pelas sobrancelhas:
Leia Também: Colesterol 'vê-se' nas unhas. Médica alerta para sintoma subtil
1- Hipotireoidismo
"A perda de pelo é um um sintoma de início lento da doença, mas pode deixar a pele ao redor das sobrancelhas seca e escamosa", aponta a médica.
2- Outros desequilíbrios hormonais
Desengane-se se julga que é só a tireoide (é uma glândula com aproximadamente cinco centímetros de diâmetro. Todavia, apesar de discreta, é vital para o corpo humano) que está envolvida no processo de produção e manutenção de pelos e cabelos no corpo. Várias outras hormonas contribuem para a mesma 'missão' e o fluxo de substâncias, sobretudo nas mulheres, pode atingir as sobrancelhas. O próprio período menstrual afeta o crescimento dos pelos. Durante a fase folicular da menstruação, anterior à ovulação, os altos níveis de estrogénio podem promover o crescimento capilar, enquanto que, na fase lútea, após a ovulação, a progesterona aumenta e pode levar à queda desses fios.
Leia Também: Covid-19 ataca cérebro de forma semelhante à esquizofrenia, diz estudo
3- Psoríase
"A pele em torno das sobrancelhas torna-se áspera, e posteriormente, dá comichão e descama, o que pode fazer com que os pelos parem de crescer nesta zona", diz a especialista.
4- Alopecia
Em estágios iniciais, o doente pode aperceber-se de uma queda de pelo localizada que causa uma diminuição da espessura dos cabelos. Ao contrário da alopecia androgenética, que atinge mais os homens, na areata o sistema imunitário começa a atacar os folículos capilares. Neste caso, a doença pode sentir efeitos na barba, sobrancelhas, pestanas ou pelos corporais.
5- Carência nutricional
"A falta de nutrientes afina as sobrancelhas, os cabelos, as unhas e a pele. Ao observar estes sinais de desnutrição, é preciso procurar um médico para avaliar a necessidade de suplementação diários de vitaminas e minerais", explica Sarah Jenkis, referindo-se especialmente ao ferro, ácido fólico, vitamina E, cálcio e ácidos gordos ómega 3
Leia Também: Seis alimentos (nada secretos) que melhoram o aspeto da pele
6- Stress
O stress pode bloquear o fornecimento de nutrientes, o que faz com que as sobrancelhas entrem em fase de repouso e deixem de crescer.
7- Insónia
A insónia aumenta a produção de cortisol, a hormona do stress. Não é por acaso que dormir é considerado um dos maiores 'truques' de beleza. A falta de sono pode interromper o ciclo natural de reparação do corpo, atrapalhando o crescimento do cabelo.
8- Perturbações do microbioma da pele
Sobrancelhas com pelo fino e pele à volta a descamar são sinais de desequilíbrio no microbioma. A médica recomenda o uso de produtos de limpeza que mantenham o pH equilibrado.
Leia Também: Psicólogo recomenda oito calmantes naturais (comprovados pela ciência)