Torna-se ainda mais importante beber água nos meses de verão e quando não o faz o corpo começa a manifestar-se com sintomas desagradáveis. Isto pode acontecer com adultos e com crianças. Por isso, tem de estar atento aos mais novos para conseguir identificar os sinais a tempo, avisa Catherine Hyatt, uma médica, citada no Mirror.
Segundo a médica, a lista dos primeiros indicadores, inclui mais sede, assim como sensação de boca e lábios secos. Também deve estar atento "à diminuição da micção, sendo a urina amarela escura um sinal significativo", acrescenta.
Para além disto, alerta para o facto de poderem ocorrer “alterações comportamentais”, incluindo “irritabilidade e letargia”, ambas merecem atenção imediata.
Também deve agir com urgência ao reparar em sinais como olhos encovados, assim como "batimentos cardíacos e respiração acelerados". É ainda possível que "a pele da criança pode perder elasticidade" e a criança pode começar a "produzir poucas ou nenhumas lágrimas quando chora".
Sinais de confusão, tonturas ou desmaios, exigem atenção médica imediata, "uma vez que estes indicam desidratação grave".
Leia Também: Sintomas de desidratação que todos devem conhecer