Pesticidas são utilizados desde sempre. Segundo um novo estudo, feito nos Estados Unidos, apesar de fazerem maravilhas pelos alimentos, os pesticidas podem ter um impacto muito negativo na saúde dos humanos e, mais especificamente, aumentar o risco de diferentes tipos de cancro.
Isain Zapata, a autora principal do estudo, disponibilizado na Frontiers in Cancer Control and Society, citada em comunicado, alerta que "em alguns tipos de cancros, o efeito da utilização de pesticidas agrícolas pode ser comparado ao efeito do tabagismo".
Leia Também: Risco de cancro do ovário é maior para estas mulheres, diz estudo
Explica ainda que o risco acrescido não foi registado apenas em agricultores, mas também em indivíduos que vivem em comunidades com muita produção agrícola.
Por exemplo, nestes casos, os investigadores encontraram uma ligação entre a exposição aos pesticidas e o risco de cancros como linfoma, leucemia e cancro da bexiga. Concluíram também que o impacto foi mais significativo do que os dos efeitos negativos do tabagismo.
Foi apresentada "uma lista dos pesticidas que mais contribuem para alguns cancros específicos", mas os cientistas reforçaram a ideia de que o problema está na mistura de vários e não na utilização de um específico. Quase ninguém, no mundo real, fica exposto "a um único pesticida, mas sim a um cocktail de pesticidas".
Leia Também: Cancro da pele nas unhas? Dermatologistas esclarecem e deixam mais avisos