A ExpoMoncorvo, certame que decorre de 10 a 15 de agosto no concelho de Torre de Moncorvo, conta este ano com mais de meia centena de expositores, com destaque para a agricultura, pecuária, emprego, empreendedorismo, atividades cinegéticas e biodiversidade. O evento decorre em simultâneo com as festas desta vila do distrito de Bragança.
"Estas iniciativas têm sempre como objetivo englobar toda a comunidade local, empresários ou associações agrícolas e pecuárias. Este certame está aberto a outras empresas dos concelhos vizinhos do território do Douro Superior, como forma de dar a conhecer as suas atividades empresariais", explicou à Lusa o presidente da Câmara Municipal, José Meneses.
Leia Também: Exposição 'Coco Chanel, além da moda' abre sábado em Cascais
Dedicado aos produtos regionais, às atividades comerciais, industriais e à maquinaria agrícola, o certame pretende ser uma montra do que de melhor se produz e faz na região, como o vinho, a amêndoa, o azeite e a carne de cordeiro, entre outros produtos de origem agrícola e pecuária.
"Haverá também um programa paralelo com palestras temáticas, animação infantil, muita música, gastronomia e animação, onde acredito que os visitantes podem conhecer este território e todo o seu potencial agrícola e pecuário", vincou o autarca social-democrata.
Inseridos na ExpoMoncorvo, realizam-se concursos de raças autóctones e, no campo cinegético, está prevista a largada de 800 aves como perdizes, patos e faisões.
Leia Também: Festival da Sardinha arranca hoje na zona ribeirinha de Portimão
Haverá ainda um passeio de motos, a cargo do Motard Club de Moncorvo, e o espetáculo de 'Freestyle', com Jaque Stunt e NH - Pina - Stunt Team.
De acordo com José Meneses, todas estas atividades servem igualmente para dar as boas-vindas aos emigrantes que por esta altura do ano se deslocam a Nordeste Transmontano e, em particular, ao concelho de Torre de Moncorvo.
No campo gastronómico, o destaque vai para os pratos à base de cordeiro da Terra Quente e para a amêndoa coberta de Moncorvo, que é desde de março de 2018 um produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP).
Haverá ainda o Festival da Caldeirada da Ribeira, que se realiza pela primeira vez e que contará com nove restaurantes aderentes.
Para o dia 14 de agosto está marcada uma Garraiada a ter lugar no Largo da Feira. Já os palcos musicais estão reservados para artistas como Bárbara Bandeira (13 de agosto), Pedro Abrunhosa (14 de agosto) e Pedro Mafama (15 de agosto).
Leia Também: Tavira recebe a 10.ª Feira da Dieta Mediterrânica em setembro