Para lidar com problemas de saúde mental como a depressão, a maioria dos médicos recomenda medicamentos, assim como sessões de terapia. Mas, além disto, a alimentação e o exercício também ajudam mais do que muitos pensam.
De acordo com uma nova investigação, disponibilizada na The Lancet, afirma que melhorar a alimentação e fazer exercício pode ser tão eficaz como a terapia com um psicólogo para tratar a depressão de baixo grau.
Leia Também: Sintomas de depressão podem acelerar o declínio cognitivo, diz estudo
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores recrutaram 182 adultos e todos participaram num máximo de seis sessões, via videochamada, ao longo de oito semanas, com profissionais de saúde.
Metade do grupo foi selecionado para participar num programa criado por um dietista e um fisiologista. Foram estabelecidos cinco objetivos para estes indivíduos: comer uma grande variedade de alimentos; escolher vegetais ricos em fibras; incluir na alimentação gorduras de elevada qualidade; limitar os alimentos que não são necessários, como os ricos em gorduras saturadas e açúcares adicionados; e praticar uma atividade física agradável.
Leia Também: Mudar 14 hábitos poderia evitar quase metade dos casos de demência
Já o segundo grupo participou em sessões de terapia com um psicólogo. Para além disto, os dois grupos continuaram os tratamentos que faziam anteriormente, como a toma de antidepressivos.
Depois de algumas semanas perceberam que os dois programas tinham resultados semelhantes. Foi registada uma redução dos sintomas de depressão nos participantes no programa de estilo de vida (42%), assim como no programa de psicoterapia (37%).
Como a diferença não era estatística ou clinicamente significativa, os investigadores concluíram que "ambos os tratamentos eram tão bons como o outro".
Leia Também: Mudar de casa muitas vezes aumenta o risco de depressão, diz estudo