Quer fazer mudanças na alimentação e comer mais vegetais? Existe mais uma razão para o fazer. Qual? De acordo com um novo estudo, feito na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apostar numa dieta vegan pode reduzir a idade biológica.
Para a investigação, disponibilizada na BMC Medicine, os investigadores recrutaram 21 pares de gémeos idênticos adultos, com 39 anos de idade, e assim examinaram a forma como oito semanas de dieta à base de plantas afetava certos tipos de modificações químicas do ADN que são utilizadas para estimar a idade biológica. Durante o estudo um gémeo fez uma dieta vegan e o outro fez uma dieta omnívora saudável.
Leia Também: Adeus, rugas! Os alimentos a evitar para envelhecer bem
Descobriram assim que os indivíduos que seguiram a dieta vegan registaram uma redução significativa nos marcadores de envelhecimento biológico, incluindo marcadores específicos relacionados com a idade nos sistemas cardíaco, hepático, hormonal, inflamatório e metabólico.
Também concluíram que seguir uma dieta vegan ajudou os participantes a perder, em média, dois quilos, o que não aconteceu aos elementos do outro grupo. Segundo os investigadores, citados na Prevention, a perda de peso pode ter contribuído para as diferenças de idade biológica entre os dois grupos.
Apesar dos ótimos resultados, os investigadores lembram que "este estudo foi realizado durante um curto período de tempo e com um pequeno grupo de participantes". Isto significa que os resultados "são ainda preliminares".
Leia Também: Perder um ente querido pode acelerar o envelhecimento, diz estudo