Sempre que alguém expressa a intenção de emagrecer fala-se da necessidade de regular o metabolismo para acelerar a perda de peso. E se é verdade que a idade e o sexo são fatores que condicionam o tipo de metabolismo, saiba o leitor que existem fatores que podem torná-lo mais rápido.
Ao SportLife, a médica endocrinologista Luiza Esteves indicou quatro dicas para acelerar o metabolismo e queimar mais gordura. A saber:
Leia Também: Nutricionista revela vitamina essencial para uma vida longa (e saudável)
1- Ganhe massa muscular
De acordo com a responsável, "o aumento de massa muscular e de massa magra faz com que o metabolismo basal cresça, porque o músculo é um tecido, que gasta mais energia ao longo do dia, mesmo quando está parado, do que a gordura, por exemplo". Por outras palavras: "Quem tem mais músculo vai gastar mais energia ao longo do dia".
2- Pratique exercícios aeróbicos
Caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar. As opções são variadíssimas.
Leia Também: Alimentos que tem frequentemente em casa e farão com que vá já ao WC
3- Diga 'não' às dietas restritivas
"Se estar a dar menos energia e calorias, o seu corpo entende que está a enfrentar uma situação de stress e que necessita de diminuir o gasto metabólico", explica a médica. O que acontece é que o corpo adapta-se e, devido a isso, "diminui a taxa metabólica basal".
4- Pratique atividade física
Referindo-se às pessoas que fazem teletrabalho, Luiza Esteves recomenda "pausas a cada meia hora e não ficar sentado durante muito tempo".
Leia Também: Nutricionista apela: "Exclua estes alimentos da sua alimentação diária"