Por cá, é um dos medicamentos mais vendidos sem receita médica. Porém, pode causar danos. De acordo com o médico Donald Grant, a toma de paracetamol tem, a longo prazo, potenciais risco para a saúde.
"Tomar demasiado paracetamol ou utilizar o medicamento quando não é necessário pode representar riscos significativos para o nosso bem-estar físico, tanto no imediato como a longo prazo", alerta o responsável, citado pelo Daily Express.
Leia Também: Cuidado! Dietista revela alimentos que disparam o risco de demência
Grant reafirma: "É importante compreender os riscos associados ao paracetamol para garantir que só é tomado quando necessário". O médico exorta a população a nunca misturar o fármaco com álcool. "Pode resultar em graves danos no fígado e até mesmo a morte."
"Demasiado paracetamol pode ter efeitos drásticos na saúde do fígado, causando danos e risco de falência", acrescenta. Isso ocorre, sobretudo, quando as doses recomendadas de paracetamol não são respeitadas. "Pode resultar numa overdose, provocando uma série de sintomas, incluindo icterícia, náuseas, perda de apetite e confusão. Em circunstâncias extremas, pode mesmo levar à morte."
Leia Também: A fruta que é muitas vezes esquecida e faz maravilhas pelo intestino
De acordo com Donald Grant, adultos podem tomar dois comprimidos de 500 mg a cada quatro a seis horas. Não é recomendado exceder a toma de oito comprimidos em 24 horas.
Para as crianças, "é melhor discutir a dosagem correta com base na idade e no peso".
Leia Também: O chá que deve ter sempre em casa. Ajuda a controlar a pressão arterial