É melhor esquecer as bebidas com gás. Médica lança sério aviso

No que depender da médica Neena Chandrasekaran, especialista de pneumologia, não há cá mais bebidas gaseificadas para ninguém.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
12/08/2024 16:58 ‧ 12/08/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

A ingestão frequente de bebidas gaseificadas comporta perigos a longo prazo para a saúde. Lembrando que são prejudiciais ao organismo, a médica Neena Chandrasekaran, especialista de pneumologia, disse na rede social TikTok que estas bebidas "podem enfraquecer a válvula [situada entre o esófago e o estômago] que mantém todo o conteúdo do estômago para baixo".

 

"Quando se ingere bebidas gaseificadas em excesso, a válvula enfraquece, o que pode provocar um aumento do refluxo", explica. Além disso, acrescenta a responsável, "também podem aumentar a produção de ácido gástrico".

Leia Também: Problemas de saúde graves vêem-se no rosto? Cinco sinais de perigo

A médica referiu também que bebidas com gás podem causar refluxo gastroesofágico, um problema do sistema digestivo, que consiste no movimento de conteúdo do estômago para o esófago sem ser provocado por vómitos. Porém, quando ocorre de forma persistente pode dar origem a sintomas, sendo então referido como doença do refluxo gastroesofágico.

O estado dos dentes também pode sofrer com estas bebidas. "A longo prazo, o consumo excessivo de bebidas gaseificadas também pode corroer o esmalte [a camada externa do dente] dentário", provocando cáries. "Pode bebê-las, mas não todos os dias e sempre com moderação."

Leia Também: Tempero indispensável na sua cozinha é antioxidante e ajuda na digestão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas