O que deve saber sobre a substância associada à morte de Matthew Perry

O que é a cetamina? Quais os efeitos? E quais as potenciais consequências?

Notícia

© Kevin Winter/Getty Images

Notícias ao Minuto
19/08/2024 14:53 ‧ 19/08/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Os resultados da autópsia ao ator Matthew Perry, que faleceu a 28 de outubro de 2023, revelam que uma das estrelas da série 'Friends' morreu acidentalmente, aos 54 anos, devido a "efeitos agudos da cetamina", utilizada nos tratamentos da depressão mais resistente em Portugal. A primeira vez que se usou esta substância por cá foi em 2021, num projeto-piloto no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

 

A cetamina foi descoberta nos anos 1960. A substância tem um efeito antidepressivo e psicadélico. Induz um estado alterado de consciência, a que muitos chamam de 'trip' ('viagem', em português). 

Leia Também: O primeiro aniversário de Matthew Perry após a sua morte

Questionado sobre a morte de Perry, Philip Crilly, farmacêutico e professor da Universidade de Kingston, no Reino Unido, recordou, em declarações ao The Conversation, que o ator tinha sido diagnosticado com problemas cardíacos. "A cetamina pode causar um aumento da pressão arterial e  frequência cardíaca", explica.

Sobre o facto do ator ter sido encontrado morto, dentro de um jacuzzi, esclarece que "a  cetamina pode fazer com que as pessoas apresentem problemas de coordenação e possam sentir-se desorientados". "A combinação destes efeitos na água pode tornar as reações mais lentas, colocando-as em risco. A cetamina certamente pode tornar o afogamento mais provável."

Leia Também: JO e saúde mental? "Precisamos de mais Simones no desporto"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas