Uma investigação científica recente, conduzida por Silva Neto, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Brasil, e mencionada pela nutricionista Thaiz Brito, comprovou que a melancia pode piorar as enxaquecas, uma doença neurológica muito comum.
Como explica a nutricionista, numa artigo publicado no jornal Metrópoles, deve-se à presença de citrulina. Esta substância transforma-se em óxido nítrico no organismo, provocando a dilatação dos vasos sanguíneos e piorando os sintomas da enxaqueca.
Leia Também: Já tinha percebido que este ingrediente comum combate o colesterol?
O estudo, publicado na revista European Neurology e Postgraduate Medicine, durou seis anos. Para chegarem a estas conclusões, os autores do estudo dividiram os participantes em dois grupos: pessoas com e sem enxaqueca. Todos os voluntários consumiram melancia e 29% dos indivíduos com enxaqueca relataram episódios de dor de cabeça após o consumo da fruta.
Ainda assim, a nutricionista Thaiz Brito ressalva: "Se é uma pessoa saudável, não tem nada a temer. A fruta [melancia] é rica em licopeno, carotenóides e diversos nutrientes importantes para a prevenção de doenças, além da saúde da pele e do cabelo".
Leia Também: Alimento famoso na comunidade 'fit' pode não ser assim tão saudável