O consumo de linhaça moída pode ajudar a manter a pressão arterial sob controlo, afirma a nutricionista Thaiz Brito, num artigo do jornal Metrópoles. De acordo com a especialista, este ingrediente, rico em ómega-3, tem efeitos muito benéficos na saúde cardiovascular e promovem ainda a redução dos níveis de açúcar no sangue.
Mencionando um estudo, refere que 30 gramas por dia (o equivalente a três colheres de sopa) já fazem a diferença na saúde de pessoas que sofrem de hipertensão.
Leia Também: Nutróloga recomenda: Para perder barriga, o melhor é adotar três hábitos
Ainda assim, ressalva que este alimento não substitui a medicação prescrita por profissionais de saúde e outros tratamentos.
Estou em risco?
Categorias da pressão arterial:
Risco baixo: 120/80 mm Hg
Risco médio: 121-139/80 - 89 mm Hg
Risco elevado: 140+/90 mm Hg
"Existem algumas exceções a estas categorias: por exemplo, para as pessoas com diabetes consideram-se valores para risco elevado quando a pressão arterial é superior a 130/80", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF. Para quem tem mais de 80 anos de idade, "a pressão sanguínea sistólica [mede a força com que o coração contrai e 'expulsa' o sangue do seu interior] deve ser, de um modo geral, inferior a 150".
Leia Também: Este é o truque de que precisa para descongelar carne em cinco minutos