A lista de melhores queijos do mundo da plataforma TasteAtlas foi atualizada este mês de agosto. Entre as 100 melhores referências, Portugal tinha de estar representado. São três os queijos nacionais que fazem parte desta seleção.
Na última atualização, realizada no final de 2023, a lista contava com quatro referências. Agora são três os queijos portugueses que estão entre os melhores do mundo para esta plataforma.
O primeiro nacional a aparecer é o queijo Serra da Estrela, na sexta posição (na última atualização estava em quinto lugar).
"O queijo tem um interior cremoso e semi-mole, de cor branco e amarelada, enquanto o seu sabor é limpo, doce e levemente azedo. Este queijo é o produto alimentar mais antigo e tradicional de Portugal", descreve o TasteAltas.
Explicam que pode ser acompanhado com alguns vinhos do Porto, como é o caso do Tawny ou até do Ruby.
Já depois do top 20 encontramos mais uma referência nacional: o queijo de Azeitão, na 23.ª posição. Por fim, aparece o queijo de Serpa, no 66.º lugar. Na última revisão de 2023, aparecia também o queijo de cabra transmontano. Nesta atualização deixou de fazer parte das escolhas.
O parmesão italiano está no top da lista, seguido do grego graviera naxou e da burrata, de Itália mais uma vez.
As classificações do TasteAtlas são feitas com base em avaliações do público. Referem que são usados mecanismos de forma a não considerar votos de utilizadortes não reais.
"Para a lista dos '100 melhores queijos do mundo' até 15 de agosto de 2024, foram registadas 42.267 avaliações, das quais 28.632 foram reconhecidas pelo sistema como legítimas", explicam.
Percorra a galeria para conhecer alguns dos melhores queijos do mundo.
Leia Também: Há 28 novos restaurantes que merecem uma visita nas próximas semanas