Diabetes acelera o envelhecimento do cérebro (mas há forma de combater)
Investigadores do Karolinska Institutet, na Suécia, explicaram tudo num estudo publicado recentemente.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
Recentemente, um estudo, feito no Karolinska Institutet, Suécia, concluiu que a diabetes tipo 2 e (a pré-diabetes) aceleram o envelhecimento do cérebro. Mas, além disto, os cientistas também perceberam que os efeitos podem ser contrariados por um estilo de vida saudável.
Para chegarem a estas conclusões, disponibilizadas na Diabetes Care, os investigadores analisaram mais de 31 mil pessoas com idades compreendidas entre os 40 e os 70 anos.
Leia Também: Pare de acreditar nestes quatro mitos sobre a diabetes
Graças a isto perceberam que "a pré-diabetes e a diabetes foram associadas a cérebros 0,5 e 2,3 anos mais velhos do que a idade cronológica, respetivamente", explicam os cientistas, em comunicado.
Infelizmente, em pessoas com a condição mal controlada, "o cérebro parecia mais de quatro anos mais velho do que a idade cronológica". Também observaram que a diferença entre a idade cerebral e a idade cronológica aumentava ligeiramente ao longo do tempo nas pessoas com diabetes.
Mas, ao mesmo tempo, concluíram que esta relação era menos significativa em pessoas com níveis de atividade física elevados e que não fumam, nem consomem álcool em excesso.
Leia Também: Medicamentos para a diabetes podem ajudar a prevenir demência, diz estudo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com