De acordo com um estudo apresentado na ESC Congress 2024, na quinta-feira, as mulheres com endometriose têm um risco 20% maior de problemas cardíacos significativos em comparação com as mulheres sem endometriose.
Para a investigação, os cientistas usaram os registos nacionais dinamarqueses de todas as mulheres com um diagnóstico de endometriose entre 1977 e 2021.
Leia Também: "Infertilidade continua a ser um tema tabu, ainda há vergonha e estigma"
Foram incluídas na análise mais de 60 mil mulheres com endometriose e mais de 240 mil mulheres que serviram como grupo de controlo com uma idade média de 37,3 anos. Todas foram seguidas durante uma média de 16 anos e um máximo de 45 anos.
Concluíram assim que as mulheres com endometriose tinham um risco cerca de 20% maior de sofrer um enfarte agudo do miocárdio e um acidente vascular cerebral isquémico em comparação com as mulheres sem endometriose.
Também perceberam que "a incidência cumulativa a 40 anos da combinação de enfarte agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral isquémico foi de 17,5% e 15,3% em mulheres com e sem endometriose, respetivamente".
Leia Também: Endometriose. Os alimentos que deve evitar - só pioram os sintomas
Mais especificamente, as mulheres com endometriose têm um risco aumentado de cerca de 20% de acidente vascular cerebral isquémico, assim como um aumento de 35% do risco de enfarte agudo do miocárdio.
Mulheres com endometriose também estavam mais em risco de arritmias e insuficiência cardíaca em comparação com as mulheres sem a condição.
Leia Também: Risco de cancro do ovário é maior para estas mulheres, diz estudo