Muitos especialistas em nutrição recomendam que inclua ovos no pequeno-almoço. Mas devem ser consumidos todos os dias? É uma dúvida comum, por isso, recentemente, Samantha Cassetty e Kaytee Hadley, duas nutricionistas, citadas na Prevention, esclareceram tudo.
"Para a maioria das pessoas, não há problema em comer um ovo todos os dias no contexto de uma dieta saudável", afirma Cassetty. Explica ainda que "os ovos são uma fonte conveniente de proteínas de alta qualidade e de nutrientes essenciais como a colina, que contribui para a saúde do cérebro"
Leia Também: Todos deviam saber isto. Ajuda a manter o intestino saudável
Já as "pessoas com determinadas doenças, como as que têm colesterol elevado, diabetes ou um historial de doenças cardíacas, devem ter cuidado com o consumo de ovos", avisa a mesma nutricionista. Geralmente, estes indivíduos devem "limitar o consumo de ovos ou optar apenas por claras de ovo", acrescenta Hadley.
Isto significa que sim, comer um ovo por dia pode ser saudável, mas mais do que isso pode ter efeitos negativos, alertam as especialistas. É sobretudo importante avaliar a forma como os cozinha.
Leia Também: Quatro cuidados a ter para evitar a contaminação cruzada de alimentos
"Por exemplo, os ovos mexidos cozinhados em manteiga contêm gorduras saturadas prejudiciais à saúde", avisa Cassetty. Por isso, recomenda uma abordagem mais saudável: "cozinhar os ovos numa frigideira antiaderente com azeite extra virgem, escalfá-los ou cozê-los".
"Embora possa ser popular entre os culturistas, nunca recomendo a ingestão de ovos crus, uma vez que o risco de envenenamento por salmonela é real, e comê-los crus também diminui a capacidade do seu corpo de utilizar a proteína", acrescenta Hadley.
Leia Também: Médica revela o tipo de dieta que pode ser 'inimiga' da longevidade