Depois de conhecidos os finalistas, eis que chegou a grande final do concurso O Melhor Pastel de Nata 2024. A Pastelaria Aloma foi a grande vencedora. A final decorreu esta segunda-feira, 30 de setembro, no Congresso de Cozinha, nos Nirvana Studios,
em Oeiras.
"Vencer novamente é um orgulho! Esta é a nossa quarta vitória [depois de 2012, 2013 e 2015]. Nas últimas edições, andámos sempre nos primeiros três e nunca desistimos. A nossa ambição é ser melhor todos os anos", revela em comunicado João Castanheira, responsável pela Pastelaria Aloma.
A Pastelaria Batalha e a Padaria da Né ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente. O júri foi composto por Cláudia Lima Carvalho, da Time Out Lisboa, Catarina Amado, da Edições do Gosto, Diogo Lopes, chefe pasteleiro Four Seasons Hotel Ritz Lisbon, Lara Figueiredo, chefe pasteleira Penha Longa Resort, João Pedro Gomes, investigador de gastronomia, Domingos Soares Franco, enólogo, Isabel Zibaia Rafael e Joana Barrios.
Nesta grande final fizeram uma prova cega dos 12 finalistas. Em avaliação estiveram o aspeto, o toque da massa, o sabor e a consistência da massa, o recheio e o sabor global.
Altis Belém Hotel & Spa, Bread & Friends, Casa do Padeiro, Castro – Atelier de Pasteis de Nata, Confeitaria Glória, Nat’elier, O Pãozinho das Marias, Pão da Ribeira e a Pastelaria País dos Doces foram outros dos pastéis em prova nesta final.
O concurso realiza-se desde 2009.
Leia Também: Há 28 novos restaurantes que merecem uma visita nas próximas semanas