Quando os dias ficam mais curtos, ou seja, anoitece mais cedo, muitas pessoas começam a sofrer de sintomas de depressão sazonal. Para a combater deve apostar em certos alimentos, afirma Phil Bianchi, um especialista em alimentação da The Gift Of Oil, citado no SurreyLive. Quais?
Primeiro menciona o azeite, um alimento recheado de polifenóis, compostos que trazem múltiplos benefícios para a saúde. De acordo com o especialista, "investigadores descobriram que as gorduras saudáveis do azeite são benéficas para o sistema nervoso central, ajudando os nervos a funcionar corretamente e, ao mesmo tempo, aumentando o seu humor geral".
Leia Também: Sete sinais de depressão de que ninguém fala (segundo uma psicóloga)
Também fala do chocolate preto. "Para além dos conhecidos níveis de açúcar do chocolate, que ajudam a estimular um momento de felicidade, o chocolate também aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, apoiando a saúde cerebral e a regulação do humor", acrescenta. É ainda possível que "a textura e o cheiro naturais do chocolate ajudem".
Recomenda ainda os frutos vermelhos que "desempenham um papel fundamental na redução do stress, uma vez que estão recheados de antioxidantes". Para terminar aconselha as laranjas que "estão cheias de água, mantendo-o extra hidratado e acordado ao longo do dia" e, claro, como têm "elevados níveis de eletrólitos são capazes de melhorar o seu humor e energia".
Leia Também: Puerpério e 'baby blues'. Que sinais e como ajudar uma mamã em pós-parto?