Sim, infelizmente, os colchões não são compras vitalícias. Isto significa que com o tempo, e o uso, começam a ficar cada vez menos confortáveis e, eventualmente, a afetar a qualidade do sono, avisa Dustin Cotliar, um médico, citado no BestLife.
Explica ainda que "um apoio reduzido e uma superfície irregular causam desconforto e dor, levando a que se mude muito de posição durante a noite".
Quando deve ser trocado? Se tem o seu há mais de 10 anos pode estar na hora de procurar um novo, afirmam os especialistas da Casper, marca de colchões.
Leia Também: Três ingredientes que são muito úteis na hora de limpar o colchão
Três sinais de que está na hora de comprar um colchão novo:
- Sente que o colchão está flácido e irregular. “Quando o estofo do colchão se desloca ao longo do tempo, começam a surgir protuberâncias no colchão", explicam. Infelizmente, "esta densidade irregular pode significar que não se está a apoiar onde é suposto estar";
- Costuma acordar com dores de costas. "Quando um colchão deixa de proporcionar um apoio adequado, pode causar um desalinhamento da coluna vertebral, exercendo pressão sobre os músculos e as articulações. Isto pode resultar em dor e rigidez ao acordar";
- Consegue ver e sentir as molas do colchão. "É um problema que se coloca tanto nos colchões de molas internas como nos colchões híbridos." Normalmente um colchão destes dura cerca de seis a oito anos.
Leia Também: O seu colchão afunda apenas de um lado? Saiba como resolver