Somos o que comemos. Eis a dieta revolucionária que controla a diabetes

Fique a par dos benefícios da dieta cetogénica para doentes com diabetes tipo 2.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
14/11/2024 08:05 ‧ 14/11/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Dia Mundial da Diabetes

Nos últimos anos, a dieta cetogénica tem-se afirmado como uma estratégia alimentar eficaz contra a diabetes tipo 2. Cada vez mais reconhecida por especialistas, pode ser uma estratégia eficaz para o controlo da diabetes, ajudando não só a estabilizar os níveis de glicose como a promover uma saúde metabólica de longo prazo. 

 

A propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala esta quinta-feira, 14 de novembro, a PronoKal reforça, em comunicado, "a importância da dieta cetogénica como uma ferramenta poderosa para o controlo da diabetes tipo 2, condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo". "A abordagem cetogénica caracteriza-se por uma alimentação com restrição de hidratos de carbono e rica em gorduras saudáveis, que coloca o organismo em cetose - uma alteração metabólica onde a gordura é utilizada como principal fonte de energia", explica.

Leia Também: Cancro colorretal. Os primeiros sintomas a que tem de estar atento

Benefícios da dieta cetogénica para diabéticos:

  • Controlo da glicemia: ao limitar o consumo de hidratos de carbono, a dieta cetogénica reduz os picos de glicose no sangue, promovendo um controlo mais constante e eficaz dos níveis de açúcar;
  • Redução da resistência à insulina: com a ingestão limitada de hidratos de carbono, o organismo exige menos insulina, o que ajuda a melhorar a sensibilidade à mesma - um dos principais desafios no tratamento da diabetes tipo 2;
  • Apoio na perda de peso: a cetose utiliza a gordura como fonte de energia, auxiliando na perda de peso – uma medida essencial para pessoas com diabetes, dado que o excesso de peso é um fator que agrava a resistência à insulina;
  • Prevenção de complicações: o controlo glicémico adequado está diretamente associado à redução do risco de complicações graves, como doenças cardiovasculares e problemas renais.

Para quem vive com diabetes, a adoção de uma dieta cetogénica deve ser feita em segurança e com planeamento. "Consulte um especialista em nutrição ou um médico: A supervisão de um profissional é essencial para monitorizar os níveis de glicose e ajustar a dieta de forma segura", refere a PronoKal.

Leia Também: Colesterol alto? Transforme a sua saúde com a ajuda de três alimentos

Deve também planear refeições ricas em fibras e nutrientes essenciais. "Privilegie vegetais de baixo teor de carboidratos, como espinafres, couve e curgete, para assegurar um aporte nutricional equilibrado e dê prioridade a gorduras saudáveis. Abacate, frutos secos, azeite e óleo de coco são fontes saudáveis de gordura, fundamentais para atingir a cetose de forma segura."

Igualmente importante é "acompanhar regularmente os níveis de glicose e cetose permite ajustar a dieta e prevenir desequilíbrios". Por fim, "hidrate-se e esteja atento aos eletrólitos: A cetose pode levar à perda de minerais importantes; a ingestão de água e o consumo de alimentos ricos em eletrólitos, como sal marinho e vegetais de folhas verdes, são recomendados".

Leia Também: Devemos lavar os dentes após as refeições? Finalmente a resposta!

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas