Após as festividades, o mais certo é ter iniciado uma jornada para perder ou manter o peso. No entanto, saiba o leitor que um treino intenso não é o suficiente para se atingirem resultados. Pode parecer estranho, mas fazer o 'número dois' antes da prática de exercício físico pode ajudá-lo a ficar em forma em pouco tempo, segundo um estudo conduzido por médicos da Universidade de Taipei, na China.
Mas, afinal, o que nos dizem os investigadores? "Quando faz exercícios, especialmente exercícios de longa duração, o seu cérebro vai enviar grandes quantidades de comandos para os músculos. O facto de conseguir sustentar a contração muscular não depende só da energia desta parte do corpo, mas da forma que o seu cérebro é capaz de responder ao desafio. Quanto melhor o cérebro estiver, melhor será a resposta", explica o médico fisiologista Chia-Hua Kuo, responsável pelo estudo, em comunicado de imprensa.
Leia Também: Depressão pós-férias? Perguntámos a um especialista se existe
Os autores do estudo, publicado recentemente no Sports Medicine and Health Science, acompanharam 13 triatletas. Ao que parece, nove deles apresentaram melhores resultados cognitivos depois de evacuarem naturalmente e todos demonstraram melhores resultados após o uso de laxantes.
Os investigadores sugerem que estes resultados se devem a uma maior disponibilidade de sangue no cérebro, recurso que normalmente seria usado para a digestão. Uma maior oferta de sangue também parece melhorar o desempenho físico dos atletas após evacuar.
Leia Também: Acne corporal. Perguntámos a uma dermatologista o que sempre quis saber