Já aconteceu estar na sua vida e, do nada, deparar-se com um odor corporal fora do normal? Pois bem, apesar de associarmos o mau cheiro a uma higiene adequada, saiba o leitor que muitas outras situações podem contribuir para odores indesejados.
Com a ajuda da dermatologista Ana Carolina, o portal O Globo reuniu seis razões que explicam o pivete.
Leia Também: Cancro colorretal. Os primeiros sintomas a que tem de estar atento
1- Exagerar no consumo de carboidratos e carne
Mencionando um estudo da Universidade de Macquarie, en Sidney, na Austrália, realizado em 2017, O Globo escreve que os investigadores concluíram que homens que consumiam demasiados carboidratos têm "um suor mais forte e menos agradável". No caso da carne, uma investigação da Oxford Academic, citada pelo mesmo portal, revela que as toxinas produzidas no corpo dos animais e consumidas pelos humanos fazem com que o suor tenha um cheiro mais forte, percetível pela transpiração.
2- Stress
Um estudo feito pela Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, aponta que, em situações de stress, há a secreção das glândulas sudoríparas e quando esse suor se junta às bactérias da pele, o resultado é um odor desagradável.
3- Trimetilaminúria ou síndrome do odor de peixe
Esta condição é hereditária e faz com que as pessoas sejam incapazes de metabolizar o composto químico trimetilamina. Isso leva à excreção excessiva de trimetilamina na urina, hálito, suor e fluidos reprodutivos, de acordo com a ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, Eliandra Palermo, conforme lembra O Globo. Esse composto orgânico volátil é conhecido por um odor semelhante ao de um peixe podre.
Leia Também: Três chás que evitam gases e melhoram a digestão. Cada gole é um alívio!
4- Diabetes
Exalar um cheiro semelhante ao da acetona é uma complicação do diabetes. Quando falta insulina para fazer com que a glicose seja usada como energia pelas células do sangue, a gordura entra em cena e, durante essa reação química, conhecida como lipólise, são formados compostos cetónicos, expelidos pelo suor e respiração.
5- Tricomicose
Trata-se de uma infeção bacteriana superficial que provoca um forte odor quando entra em contato com suor nas axilas ou virilha.
6- Apneia do sono
Esta condição leva a que algumas pessoas respirem pela boca devido a obstrução das vias nasais. Resultado. a boca fica mais seca e a produção de saliva diminui, causando mau hálito.
Leia Também: Está provado que alimento mencionado na Bíblia contribui para vida longa