Uns amam, outros odeiam. O controverso alimento que reduz o colesterol

O sabor acre é tudo menos consensual, mas a verdade é que este alimento é um aliado na luta contra o colesterol.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
09/12/2024 16:07 ‧ 09/12/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Alimentação

Rico em fibras, vitaminas e minerais, o quiabo é um aliado na prevenção de algumas doenças, incluindo as cardiovasculares. Citado pelo jornal Daily Express, o farmacêutico Abbas Kanani afirma que "estudos sugerem que o quiabo, também conhecido como 'dedo de senhora', pode ter um papel na redução do colesterol".

 

O alimento "é habitualmente utilizado em sopas e guisados e uma substância espessa, semelhante a um gel, que se encontra no quiabo, chamada mucilagem, pode ligar-se ao colesterol durante a digestão para que este seja eliminado do organismo", resume o especialista, que atualmente trabalha na Chemist Click Online Pharmacy. Referindo-se, entre outros, a artigo científico publicado, em 2014, no Journal of Nutritional Biochemistry, acrescenta que "estudos realizados em ratos mostraram níveis mais baixos de colesterol no sangue depois de estes terem sido alimentados com uma dieta rica em gordura que continha pó de quiabo".

Leia Também: Há um fruto seco com mais proteína do que o ovo. Costuma comprar?

O farmacêutico Abbas Kanani realça ainda que o quiabo é "rico em vitaminas A e C, bem como em antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de problemas de saúde graves, como diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas". Adverte, contudo, que diabéticos "devem ser cautelosos" com a adição de quiabo nas suas dietas, pois pode interferir com a metformina, um medicamento utilizado para tratar a diabetes tipo 2.

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade)  e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Todos temos em casa o alimento que ajuda a baixar os níveis de colesterol

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas