Ricas em proteína, as sementes de abóbora desaceleram o envelhecimento, ajudam no processo de emagrecimento ao promover a saciedade e são aliadas eficientes na prevenção de diversas doenças.
Ao jornal Metrópoles, o nutricionista Gabriel Moliterne afirma que este ingrediente é rico em proteínas de alta qualidade e aminoácidos essenciais. "As gorduras saudáveis presentes, como os ácidos gordos poli-insaturados (incluindo ómega-3 e ómega-6), contribuem para a saúde cardiovascular, ajudando a controlar o colesterol e na redução de inflamações", resume.
Leia Também: Os efeitos que duas colheres de vinagre por dia podem ter na sua saúde
Refere também que as fibras das sementes de abóbora formam um gel no estômago durante a digestão, desacelerando o esvaziamento gástrico. Este processo prolonga a saciedade, reduzindo a vontade de comer. "Além disso, as fibras auxiliam no controle do apetite ao estabilizar os níveis de glicose no sangue, evitando picos e quedas bruscas que podem levar ao aumento da fome", acrescenta Gabriel Moliterne.
Como explica o responsável, as proteínas presentes nas sementes de abóbora são eficazes na regulação de hormonas relacionadas com a saciedade, tais como o GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon) e a grelina. "Estas hormonas atuam diretamente no cérebro para sinalizar quando o corpo está satisfeito, ajudando a reduzir o desejo por alimentos e a ingestão calórica."
Apesar de todos estes benefícios, a quantidade recomendada por Gabriel Moliterne é cerca 15 a 30 gramas por dia, o equivalente a duas colheres de sopa. "Sementes salgadas ou muito processadas podem aumentar a ingestão de sódio, o que pode impactar negativamente a saúde cardiovascular", lembra, advertindo ainda que os cuidados devem ser redobrados para "pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, já que as sementes possuem vitamina K, o que pode interferir na coagulação do sangue".
Leia Também: 'Personal trainer' sugere cinco dicas que ajudam a queimar mais gordura