"Quando a menopausa surge antes dos 40 anos é considerada precoce, o que pode acontecer por razões genéticas ou outros fatores", começa por dizer o 'website' da rede de saúde CUF.
As causas podem muitas vezes ser desconhecidas, mas algumas das mais comuns passam pelo stress, dieta pouco saudável ou pela remoção dos ovários. Na grande maioria dos casos, os sintomas de uma menopausa precoce são idênticos ao de uma comum.
Ainda assim, será que a genética pode ter alguma influência? "Se a sua mãe entrou na menopausa aos 38 anos, há uma boa hipóetese de entrar na menopausa por volta dessa idade também", diz o obstetra e ginecologista Michael A. Thomas ao ‘website’ Well+Good.
"O mesmo vale para irmãos mais velhos e outros parentes do lado materno", continua. Contudo, explica ainda que a ciência ainda não provou com certeza absoluta que a toda a menopausa precoce é 100% hereditária. Afirma, no entanto, que a componente genética possa ter alguma relação.
"No final das contas, o momento em que entra na menopausa será semelhante ao dos seus parentes, mas prever quando uma pessoa entrará na menopausa não é uma ciência exata", esclarece.
Leia Também: Menopausa pode causar mais de 50 sintomas. Quantos conhece?