Vivek Murthy, cirurgião-geral dos Estados Unidos da América, emitiu um comunicado esta sexta-feira em que alertou para os riscos do álcool. Apela mesmo que, tal como o tabaco, as bebidas alcoólicas tenham avisos sobre cancro nos rótulos.
"O álcool é uma causa bem conhecida de cancro e responsável por cerca de 100.000 casos de cancro e 20.000 mortes por cancro anualmente nos Estados Unidos, mas a maioria desconhece esse risco”, começa por dizer.
Explicou que são cada vez mais as evidências dos riscos que o álcool tem para a saúde e que pode ser responsável por vários tipos de cancro, como mama, fígado, boca ou garganta.
Este comunicado vem na sequência de um novo parecer do gabinete do cirurgião-geral dos Estados Unidos sobre a ligação entre o álcool e o cancro. O objetivo passa por informar melhor a população sobre os efeitos do consumo deste tipo de bebidas.
No comunicado, é ainda pedido que os limites do consumo de álcool sejam revistos de forma a conseguir consciencializar melhor as pessoas.
Leia Também: Cancro colorretal. Há quatro sinais que não deve (mesmo) ignorar