Durante a gravidez, é importante continuar a fazer algum exercício físico. Os agachamentos são uma boa hipótese, mas tem de ter alguns cuidados ao fazê-lo.
"Fazer agachamentos na gravidez traz uma série de benefícios e é considerado uma das rotinas de exercícios mais eficazes durante este período. Durante a gravidez, é necessário dar mais suporte à parte inferior do corpo", revela a ginecologista Vishnu Priya ao ‘website’ HealthShots.
"É por isso que fazer agachamentos é uma boa ideia para diminuir o desconforto relacionado à gravidez. Os agachamentos na também podem ajudar durante o trabalho de parto, bem como durante o período pós-parto", continua.
Este exercício acaba por fortalecer os músculos da zona pélvica, melhora a postura, alivia as dores nas costas e até melhora a flexibilidade. A sua resistência também sai reforçada.
"Este exercício é necessário para suportar o peso adicional durante a gravidez e também durante o próprio parto", explica a médica. Ainda assim, deve ter atenção como o pratica para não correr nenhum risco.
Primeiro, deve começar por consultar o seu médico. A postura deve ser a mais correta. Deverá ter ainda à frequência e não fazer mais do que duas a três séries de 10 a 12 agachamentos e três a quatro vezes por semana.
Ter um tapete de ioga ou uma cadeira por perto pode dar um suporte adicional durante o exercício. Se tiver uma gravidez de alto risco ou sentir algum desconforto deve evitar este tipo de treino.
Leia Também: Transforme o corpo com treinos de 10 minutos. Palavra de especialista!