Conselhos de especialistas para não ficar ansioso quando anda de avião

É um medo comum, mas, felizmente, existem formas de o combater.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
17/01/2025 11:31 ‧ há 8 horas por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde Mental

Começa a ficar ansioso só de pensar que tem de entrar num avião? É um medo bastante comum, afirma Martin Seif, um especialista em saúde mental, citado na Self. Felizmente existem algumas formas simples de lidar com esta ansiedade. 

 

Então, segundo o especialista, deve começar por reconhecer que "a ansiedade significa desconforto, mas não perigo". Explica ainda que a mente pode distorcer a realidade e deve estar atento a isso para não deixar que o afete.

Leia Também: Ansiedade? Psicóloga recomenda cinco ansiolíticos naturais

Também recomenda que aposte em distrações, se mantenha ocupado e que tente concentrar-se apenas nas coisas que consegue controlar. 

Já Lauren Cook, uma psicóloga, aconselha que não veja conteúdos sobre acidentes de avião. "Fazer uma lista dos piores cenários pode parecer uma boa forma de se preparar mentalmente, mas este tipo de hábito só vai aumentar a sua ansiedade e não fazê-lo sentir-se mais seguro ou em controlo". 

Andrea Bonior, outro psicólogo, lembra que "nem todos os pensamentos que são parcialmente verdadeiros são funcionais e úteis". Se treinar o seu cérebro para perceber que alguns pensamentos não precisam de causar stress "pode começar a reorientar a sua energia para estratégias que irão realmente reduzir a sua ansiedade". 

Também pode começar a consultar mais factos relacionados com a segurança na aviação. É que, "apesar dos terríveis acidentes de que se ouve falar, os aviões são, na verdade, mais seguros do que conduzir um carro", acrescenta Gabrielle Avery-Peck, uma psicóloga. 

Leia Também: Psicólogo partilha técnica para gerir uma crise de ansiedade

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas