Aos primeiros sinais de dor de garganta, não facilite. A DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor revelou seis mezinhas que podem fazer a diferença.
A saber:
1- Chá de limão com mel
"Beber infusões ajuda a hidratar a garganta, aliviando a irritação e a dor. Já o mel é suavizante, mas não está provado que acalme a irritação."
2- Comer gelo ou sobremesas frias
"A temperatura reduzida 'anestesia' a garganta, diminuindo a dor, ainda que de forma temporária. Facilita igualmente a hidratação."
Leia Também: Pequeno-almoço. Os três alimentos que deve privilegiar para emagrecer
3- Sopas e caldos
"Com a garganta inflamada, é difícil ingerir alimentos mais sólidos. Por isso, tomar sopas e caldos mornos ajuda a deglutição e evita o aumento da irritação da garganta."
4- Rebuçado duro
"Como alternativa a pastilhas ou spray analgésico, pode recorrer a um rebuçado, que favorece a produção de saliva. Esta lubrifica a garganta e acalma a dor. Não está provada a eficácia, mas é inócuo e barato."
5- Gargarejar com água com sal morna
"Embora não existam estudos e provas de eficácia, para crianças com mais de seis anos e adolescentes, trata-se de uma alternativa inócua e barata. Poderá aliviar temporariamente as dores de garganta ligeiras."
Leia Também: É assim que devemos guardar as batatas para durarem mais tempo