Geralmente, a perda de audição pode ser um processo gradual, lento e difícil de detetar, especialmente no início. Por isso, os especialistas da Widex mencionaram, em comunicado, alguns sinais a que deve estar atento, reforçando "a importância de uma deteção atempada dos problemas auditivos".
Leia Também: Sinais de que o seu filho passa demasiado tempo no telemóvel
Pedir frequentemente para repetirem o que disseram
"Se notar que pede constantemente às pessoas para repetirem o que disseram, mesmo em ambientes mais silenciosos, pode ser um sinal de que não está a ouvir com clareza".
Explicam ainda que "esta dificuldade pode ser especialmente evidente em conversas com várias pessoas ou em ambientes com ruído de fundo, como restaurantes, festas, centros comerciais e outros locais com muita gente a falar ao mesmo tempo".
Zumbido
Muitas pessoas com perda auditiva começam a ter "a perceção de sons na ausência de uma fonte sonora externa". "Pode manifestar-se como um zumbido, assobio, apito, sons de batimentos cardíacos ou outros ruídos."
Leia Também: Tosse pode ser motivo para ir ao médico. Quatro sinais de alerta
Isto "afeta cerca de 15% da população mundial e, em 90% dos casos, está ligado à perda auditiva". Pode acontecer porque "na presença de perda auditiva, o cérebro, privado de estímulos sonoros externos, pode começar a gerar os seus próprios ruídos para compensar essa falta".
Aumentar o volume da televisão
É um comportamento que surge porque "à medida que a audição diminui, certos sons, especialmente os mais agudos ou suaves, tornam-se mais difíceis de perceber". Por isso, inconscientemente, a tendência começa a ser compensar esta dificuldade aumentando o volume, de forma a tornar os sons audíveis novamente".
Leia Também: Doenças cardiovasculares. Sinais que facilmente passam despercebidos