Costuma tirar uns minutos do seu dia para fazer uma sesta? O melhor é ter atenção ao número de minutos. Pode trazer benefícios, é verdade, mas se for prolongada pode aumentar o risco de vir a ter um acidente vascular cerebral (AVC). A conclusão é de um estudo publicado este mês de fevereiro na revista Sleep Medicine.
A investigação foi feita na China e teve por base dados de quase 100 mil pessoas com uma idade média superior a 52 anos. Os dados foram recolhidos entre 2014 e 2020. Foram feitas questões sobre os hábitos de sono e de sestas.
Concluíram que as pessoas que tiravam sestas por mais de 60 minutos por dia tinham um maior risco de AVC em comparação com as pessoas que não o faziam.
Este hábito pode levar a que durma menos durante a noite, o que pode afetar a forma como descansa. "As pessoas que fazem sestas prolongadas, de mais de 60 minutos, acabam por dormir menos de sete horas à noite", revelam os responsáveis pelo estudo.
"Tiveram um risco 23% maior de vir a ter um AVC em comparação com quem dorme entre sete a oito horas sem fazer uma sesta."
Leia Também: Olhos inchados ao acordar? Cinco dicas que vão fazer a diferença