"A jaca é um fruto proveniente da jaqueira, uma espécie que não existe no nosso país, mas que se encontra facilmente em conserva nos supermercados. Tem a particularidade da sua textura parecer carne desfiada, criando a ilusão para os não vegetarianos. Contudo, os valores nutricionais são diferentes. Logo, nunca seria um substituto nutricional.
A jaca pode ser consumida seja no seu estado verde, criando a tal ilusão de ser semelhante a carne desfiada. Considere usá-la em estufados, por exemplo. O sabor é bastante neutro, pelo que absorve facilmente um bom tempero. A jaca madura, como qualquer fruta madura, é adocicada e é usada em sumos ou sobremesas.
Leia Também: Todos os dias são bons para comer pêssego. Conheça os benefícios
© Nutricionista Magda Roma
Do ponto de vista nutricional, a jaca possui, por 100 gramas (g), 23,5 g de hidratos de carbono, cerca de 1.7 g de proteína e 0.5 g de gorduras. Tem ainda cerca de 1.5 g de fibra. Apesar de ter algum hidrato de carbono, em pratos bem elaborados podemos reduzir a sua carga glicémica. Basta acompanhar a jaca com alimentos ricos em fibra. Legumes salteados ou uma salada podem ajudar a diminuir a carga glicémica e, no caso de usar a jaca em sumo, pode acrescentar uma colher de chá de inulina em pó para evitar picos de glicemia.
Quando pensamos em substituição de carne, 100 g de frango, por exemplo, têm cerca de 20 g de proteína, enquanto a jaca, na mesma quantidade, apresenta apenas 1,5 g. Do ponto de vista nutricional pode acrescentar à confeção de um prato com jaca sementes de cânhamo descascadas, feijão ou outra leguminosa e adquire facilmente a equivalência nutricional. A jaca, por si só, não é substituta da proteína animal do ponto de vista nutricional, mas se falarmos de textura, nesse caso ninguém dará conta que não está a comer carne.
Leia Também: Konjac, a planta que ajuda a emagrecer e é 'bomba' contra o colesterol
Este fruto possui também algumas vitaminas e minerais, com destaque para a a vitamina C e potássio, com valores acima dos 10% das doses diárias recomendadas por 100 g de produto.
Ainda assim, reforço que, não sendo um produto originário do nosso país, a pegada ecológica para comer jaca em Portugal é elevada, podendo ser benéfico para a economia nacional e a poluição do planeta dar ênfase ao consumo de produtos locais."
Leia Também: Tudo o que tem de saber sobre a bolota (e uma receita a experimentar!)