A 'noite de estrelas' na Alfândega do Porto trouxe novidades no Guia Michelin para Portugal. Oito novos restaurantes passaram a ostentar uma estrela Michelin. Sabe quanto custa jantar em cada um deles?
O Lifestyle ao Minuto revela-lhe os menus e quanto terá de desembolsar para conhecer as propostas dos novos chefs estrelados. Do Palatial, em Braga, ao Arkhe, em Lisboa, saiba o que pode jantar nos novos restaurantes com estrela Michelin.
Leia Também: Ljubomir sobre perda da estrela: "O foco nunca está nos prémios"
Blind, Porto (Vítor Matos e Rita Magro)
Depois de ter ganho o prémio de jovem chef em 2024, Rita Magro conquistou a estrela Michelin ao lado do chef Vítor Matos. No Blind existem dois menus. Tem a experiência de 12 momentos a 175 euros por pessoa, mas também a 10 momentos que fica a 155 euros por pessoa. A juntar a isto tem a harmonização de vinhos, que a fica a partir de 85 euros por pessoa. Se preferir, existe uma harmonização com bebidas sem álcool e ainda outra de águas, cada uma a 50 euros por pessoa.
Morada: Rua de Entreparedes 40, 4000-197 Porto
Arkhe, Lisboa (chef João Ricardo Alves)
No menu não entram propostas com ingredientes de origem animal. No Arkhe são apenas sugestões vegan e vegetarianas que irá provar. O menu de degustação do chef João Ricardo Alves custa 115 euros por pessoa. O 'pairing' de vinhos custa mais 105 euros.
Morada: Rua de São Filipe Néri 14, 1250-227 Lisboa
Marlene, Lisboa (chef Marlene Vieira)
Depois de muitos anos entre as favoritas, a chef Marlene Vieira conquistou a primeira estrela Michelin. Foi atribuída ao restaurante homónimo que tem em Lisboa. Existem dois menus para escolher. Pode optar entre o que tem nove momentos, que custa 115 euros com pairing de vinhos a 85 euros, ou pelo de 12 momentos, que fica a 150 euros e com o 'pairing' a custar os mesmos 85 euros.
Morada: Avenida Infante D. Henrique Doca, R. do Jardim do Tabaco do, 1100-651 Lisboa
Leia Também: Chef Marlene Vieira: "Nunca duvidei de mim. É merecido"
Oculto, Vila do Conde (Chef Vítor Matos e Hugo Rocha)
Mais um restaurante com dedo do chef Vítor Matos. Aqui partilha a cozinha com Hugo Rocha. No Oculto, tem o menu Flora, com cinco momentos, 120 euros por pessoa. Este só tem propostas vegetarianas. Depois, há ainda o Imersão, com cinco momentos (120 euros) ou oito momentos (160 euros), ambos com peixes e mariscos.
Morada: Largo Dom Afonso Sanches, 4480-946 Vila do Conde
Vinha, Vila Nova de Gaia (chef Henrique Sá Pessoa e Jonathan Seiller)
Henrique Sá Pessoa ganhou mais uma estrela em Portugal, desta vez ao lado do chef Jonathan Seiller. É no Vinha, em Vila Nova de Gaia, que é servido o menu Identidade. Tem nove momentos e custa 125 euros por pessoa. Também existe opção à carta. A harmonização com vinhos fica a 70 euros.
Morada: Rua Fonte da Vinha 383, 4430-487 Vila Nova de
Palatial, Braga (chef Rui Filipe)
O chef Rui Filipe trouxe para Braga o primeiro restaurante com estrela Michelin. No Palatial existem dois menus de degustação. Um junta sete momentos e custa 90 euros. Depois, tem ainda um com nove momentos e fica 120 euros. O 'pairing' de vinhos pode ser pedido e custa a partir de 50 euros.
Morada: Avenida da Independência 8, 4705-162 Braga
Grenache, Lisboa (chef Philippe Gelfi)
O chef Philippe Gelfi é o responsável pelo Grenache, em Lisboa. É um dos novos restaurantes estrelado do país. O menu Grenache custa 105 euros, mais 75 euros se quiser o 'pairing' de vinhos. Por outro lado, tem o menu Experience, 135 euros por pessoa. Neste caso a harmonização com vinhos fica por mais 100 euros.
Morada: Pátio de Dom Fradique 12, 1100-624 Lisboa
YŌSO, Lisboa (Habner Gomes)
São poucos os lugares disponíveis ao balcão do novo restaurante estrela Michelin em Portugal. Essa é mesmo a experiência do YŌSO, um espaço dedicado à cozinha japonesa. O menu Omakase Kaiseki fica a 110 euros por pessoa. Aos almoços, há uma proposta que fica a 40 euros. No 'website' referem para ter cuidado com o perfume que leva, uma vez que pode interferir com toda a experiência.
Morada: Rampa das Necessidades 6, 1350-188 Lisboa
Leia Também: Guia Michelin. Os bastidores de uma noite de 'chuva de estrelas'