Esta quinta-feira, as filas nos cafés e pastelarias da Polónia são maiores do que o normal. O país celebra hoje a 'Tłusty Czwartek', a quinta-feira gorda. A data é assinalada sempre neste dia na semana antes do Carnaval e antes do início da quaresma. Uma das tradições passa por comer pączki e é por isso que se formam longas filas neste dia nas várias cidades do país, tudo para comer pelo menos um que seja
Se já teve oportunidade de provar, sabe que este é um doce muito parecido com as bolas de Berlim e até com os donuts sem buraco. Podem ser recheados de diversas formas, se bem que o mais tradicional é com doce à base de rosa. A massa é frita e um pouco mais leve do que outros doces do género que possa já ter comido.
Leia Também: Receita 'fit'. O bolo na caneca que deixa a casa com cheirinho a laranja
O 'website' da Polish Tourism Organisation refere que neste dia cada polaco consome em média dois pączki e meio. Há mesmo um ditado que diz que se não consumir um que seja pode não ter sorte ao longo do ano.
Para conseguir comer um que seja, o melhor é fazer em casa. Deixamos-lhe uma receita simples do 'website' Przyślij Przepis.
Ingredientes:
1 quilo de farinha
100 g de fermento
100 g de açúcar
0,5 l de leite
6 gemas
1 ovo
Pitada de sal
5 colheres de sopa de óleo
1 colher de açúcar de baunilha
1 copo de vodca
Óleo para fritar
Modo de preparação:
1- Coloque o fermento numa tigela e junte duas colheres de chá de açúcar, uma colher de farinha e o leite morno. Misture bem e deixe levar por 30 minutos. Junte o ovo, o sal, o azeite, a vodca e o açúcar. Misture e junte a farinha gradualmente.
2- Junte as gemas e mexa. Volte a deixar levedar por mais 30 minutos. Divida em parte iguais e forme bolas. Deixe-os levedar por mais 15 minutos.
3- Aqueça o óleo e frite os pączki de cada lado. Deixe arrefecer e junte o recheio que mais gostar, como chocolate, morango ou marmelada.
Leia Também: Se acha os bolos sem glúten pouco saborosos, espere até provar este