É impossível viver a vida sem perdas. Seria uma sorte não ter de passar pelo luto em algum momento. Mas mesmo que todos passem por isso, não significa que todos tenham as habilidades necessárias para lidar com a situação de forma saudável.
A psicóloga Jonice Webb, citada pelo Psychology Today, explica como a negligência emocional na infância pode afetar o processo de luto.
"A negligência emocional na infância acontece quando os pais não conseguem perceber as emoções e as necessidades emocionais dos filhos", começa por afirmar.
"Aqueles que foram emocionalmente negligenciados passam a vida sem consciência dos seus sentimentos e das mensagens importantes que trazem, além de não conseguirem ter as habilidades necessárias para identificar, validar, gerir e expressar os mesmos", acrescentou.
Leia Também: Psicóloga explica o significado da sanduíche na série 'Adolescência'
Como é que a negligência emocional na infância bloqueia o processo de luto?
- É difícil superar a negação: "Negar sentimentos é uma característica da negligência emocional na infância. Portanto, quando uma pessoa emocionalmente negligenciada vivencia uma perda, é fácil para ela recusar-se a sentir as emoções dolorosas que acompanham o luto. Sem aceitar a perda ou processar as emoções, pode acabar por se sentir preso."
- Não sabe como lidar com a sua raiva: "Inúmeras pessoas que sofreram negligência emocional na infância não foram modeladas de maneiras saudáveis para lidar com a raiva. Se a sua raiva natural foi desencorajada ou reprimida na infância, faz sentido que possa ser desafiador permitir que a raiva entre na sua vida adulta. Mas a raiva não processada não desaparece simplesmente. É direcionada para dentro, para si mesmo. A raiva interna, somada ao luto não processado, pode tornar a perda ainda mais difícil de suportar."
- Parece errado aceitar ajuda e apoio: "Como aprendeu, na infância, que as emoções devem ser reprimidas, as suas necessidades emocionais também são reprimidas. Isso prepara-o para querer lidar com tudo de forma independente. Uma das maneiras mais eficazes para superar o luto é procurar amor e apoio naqueles que se importam consigo."
- A fase de depressão é prolongada: "As três maneiras acima descritas bloqueiam o luto e podem deixá-lo numa situação difícil. As suas emoções são reprimidas, a sua raiva pode ser direcionada para dentro e as pessoas que o podem apoiar são mantidas à distância. Isso coloca-o numa posição vulnerável e muito mais suscetível a um episódio depressivo. E uma vez que esteja em depressão, pode ser difícil sair dela sem ajuda."
Leia Também: É possível sentirmo-nos felizes e tristes ao mesmo tempo?