Graças à cafeína, o café é um diurético leve natural. Faz com que o corpo liberte mais líquidos e não só. É também laxante o suficiente para que algumas pessoas sintam uma vontade quase imediata de fazer as necessidades depois de beber café.
Diz o Huffington Post que o café possui um químico que estimula as contrações musculares do intestino grosso, fazendo com que este reaja e trabalhe como se tivesse sido ingerido um alimento sólido. Contudo, a acidez natural do café – principalmente quando não é açucarado – provoca um aumento na produção interna de ácidos biliares por parte do fígado. A bile é ‘guardada’ na vesicula biliar e quando libertada para os intestinos pode causar diarreia.
William DePaolo, professor na Keck School of Medicine, diz que o café normal é ainda mais laxante do que o descafeinado, mas que este efeito apenas acontece nas pessoas mais sensíveis à cafeína, podendo ter consequências imediatas ou não.
Mas não é só o café que pode chamar pela ‘natureza humana’. Os adoçantes usados na bebida podem ter efeitos secundários como o inchaço, gases e diarreia. E a mistura de leite e natas ao café pode também causar problemas intestinais e consequentes diarreias aos mais sensíveis.