Scott Muska escreve para a Women’s Health e diz que os seus melhores amigos são do sexo oposto. E explica que nunca se sentiu atraído pelas suas amigas nem vice-versa. Para tentar esclarecer esta questão da possibilidade ou não de homens e mulheres serem apenas amigos foi falar com vários especialistas em relações.
A especialista em relações e comportamentos e autora do livro ‘It's Not Him, It's You: The Truth You May Not Want—but Need—to Hear’, Christie Hartman, explicou que pessoas de sexos opostos podem, de facto, ser amigos. Acrescenta que ela própria, mesmo sendo casada, tem muitos amigos que são homens.
Ainda assim aconselha: “Tem de ser transparente e tentar incluir de alguma forma o seu parceiro na amizade. E não pode haver nenhum tipo de atração entre as duas pessoas. ” Isto pode tornar a relação estranha e ser desconfortável para todos.
Mas claro, como Scott destaca, não é porque um especialista diz que não há problema nenhum que o seu namorado ou namorada vai ficar satisfeito por se relacionar com amigos do sexo oposto.
Scott foi perguntar a alguns homens e mulheres o que é que eles achavam se o seu parceiro se relacionasse muito bem com uma pessoa do sexo oposto e se acham possível que um homem e uma mulher sejam apenas amigos. Seguem algumas das respostas que obteve:
“Não tem problemas em relação a isso. O meu namorado tem uma amiga muito próxima e até foi jantar com ela (…). Primeiro eu confio nele e ele também me mostrou uma fotografia dela. Ela não é muito bonita.” – Claire J.
“Eu não teria problema que a minha namorada tivesse um amigo muito chegado… desde que o rapaz fosse gay. De outra forma eu ficaria preocupado sempre que ela estivesse com ele. Eu sou homem e sei como é que os homens são.” – Will Z.
“As pessoas fazem um grande drama à volta disto. As raparigas podem ser amigas de rapazes e vice-versa. Penso que tem tudo a ver com confiança.” – Jonathan W.