São muitos os alimentos que ajudam a combater o stress, assim como são muitos os desportos recomendados para as pessoas que não conseguem controlar a ansiedade, irritação e frustração. Contudo, nem todas estas soluções são eficazes.
O stress é causa e consequência de várias ações e um dos sentimentos mais difíceis de controlar. Mas existem pequenos e rápidos truques capazes de abrandar este sintoma. E segundo o Huffington Post fazem-se em apenas um minuto.
1. Respirar fundo cinco vezes – esta rápida rotina ajuda a ‘reiniciar’ o sistema nervoso e a trazer mais oxigénio à corrente sanguínea para o cérebro. Diz a publicação que a pessoa deve respirar o mais fundo possível e suster a respiração por breves momentos.
2. Dançar – pequenos movimentos dançantes durante cerca de 60 segundos bastam para baixar a tensão sentida. Este truque é mais eficaz quando se está sozinho, pois há mais liberdade para os movimentos e para a escolha de música.
3. Caminhar – se o stress ocorre no trabalho ou durante o estudo, andar é a melhor solução. Levantar da cadeira e andar durante um minuto ajuda a abstrair o pensamento daquilo que está a causar stress.
4. Cheirar algo agradável – em 2009, uma equipa de cientistas norte-americanos indica que os odores de lavanda e alecrim têm um efeito positivo na ansiedade, uma vez que são capazes de acalmar.
5. Rir – rir é, de facto, o melhor remédio. Esta ação liberta endorfina para o cérebro e proporciona uma sensação de bem-estar, acalmando e relaxando a pessoa.
6. Abraçar – dar um abraço a alguém que é querido ajuda a libertar ocitocina e dopamina, ambos capazes de reduz os níveis de cortisol, diz o Huffington Post.
7. Imaginar um local relaxante – uma das melhores formas de combater o stress é recorrer à imaginação. Se a ansiedade e a irritação estão a tomar conta dos pensamentos e comportamentos de uma pessoa, é importante aprender algumas técnicas de abstração. Uma delas é idealizar locais relaxantes, como a praia ou o campo.
8. Relaxar os músculos – começar com os pés, as pernas, depois a lombar, os braços e, por fim, o pescoço. A técnica de relaxamento sugerida na publicação foi criada nos anos 20 por Edmund Jacobson e baseia-se em trabalhar pequenas partes do corpo gradualmente.
9. Ouvir a música preferida – independentemente do estilo, a música é um dos maiores aliados do bem-estar. Um estudo recente sugere o heavy metal para relaxar, mas ouvir a música preferida também resulta.
10. Mascar uma pastilha elástica – em 2008, foi apresentado no Congresso Anual de Medicina Comportamental um estudo que revela que o ato de mascar uma pastilha elástica ajuda a reduzir as hormonas responsáveis pelo stress.