A ‘caminhada’ é um dos exercícios físicos com mais adeptos e que mais atrai pessoas idosas ou que procuram perder uns quilos extra de forma gradual.
Caminhar faz bem e devem ser dados dez mil passos por dia para que a saúde não fique em risco. Este valor surgiu pela primeira vez na década de 60, no Japão, e ficou como ‘base’ para o número diário recomendado de passos.
Tudor-Locke, professora na Universidade Estatal de Arizona, disse ao Huffington Post que dez mil passos por dia pode parecer algo exagerado mas que, na verdade, é baixo tendo em conta o sedentarismo atual e o estado de obesidade que assola vários países em todo o mundo.
Mas, em que medida o ato de caminhar ajuda a emagrecer?
Segundo o El País, cada pessoa deve, em média, caminhar entre oito a dez quilómetros por dia, contudo, não basta apenas caminhar. É necessário acrescentar algum ritmo.
Andar entre 4,8 km/hora e 6,4 km/hora é o ideal para perder uns quilos extra, como explica uma investigação do Colégio Americano de Medicina do Desporto.
Helena Olsson, personal trainer Prorunners, dá números mais concretos (embora saliente que o resultado final depende, claro, de cada pessoa). Por cada minha caminhada (1.600 metros), um homem adulto perde entre 88 e 124 calorias, já uma mulher apresenta um gasto calórico de 74 a 105 calorias.
Onde caminhar?
O terreno alcatroado – por ruas ou junto a estradas – é a opção com mais adeptos, mas no verão é a praia o pano de fundo mais desejado. Porém, salienta o El País, as pessoas que gostam de caminhar devem ter em conta não só o tipo de calçado (que deve ser adequado) como o piso que está em causa.
Na areia seca, por exemplo, a caminhada não deve exceder os dez minutos. Já na areia molhada, a caminhada por ser de 20 minutos e no campo de 30.
[Notícia atualizada às 15h24 do dia 4 de agosto]