A deficiência de vitamina é uma consequência (por vezes grave) da alimentação processada e industrializada dos dias de hoje.
Sendo as vitaminas “cofatores para todas as reações bioquímicas no corpo”, torna-se importante assegurar o seu consumo (por via natural – com a ingestão de grãos, cereais integrais, carne, peixe, fruta e vegetais – ou suplementar) e atentar aos sinais que o corpo dá e que espelham a necessidade de determinadas vitaminas.
Ao Business Insider, a médica e autora Susan Blum revela os principais sinais que o corpo dá quando carece de vitaminas.
Fissuras junto dos cantos da boca – este problema pode indicar falta de ferro, zinco e vitaminas do complexo B, como a niacina (B3), riboflavina (B2) e B12. Comer mais frango, salmão, atum, ovos, amendoins, leguminosas e lentilhas pode ajudar a resolver esta deficiência.
Erupção cutânea no rosto (com vermelhidão e pele escamada) e perda de cabelo – estas duas condições devem-se à escassez de biotina (B7), umas das que é solúvel em água e mais facilmente se ‘perde’ no corpo. Para repor os níveis desta vitamina, o ideal é comer ovos cozidos (nunca crus), salmão, abacate, cogumelos, couve-flor, nozes, framboesas, banana e soja.
Borbulhas (semelhantes à acne) em tons de vermelho e branco no rosto, braços, coxas e nádegas – a falta de ácidos gordos essenciais e vitaminas A e D é a causa. Nestes casos, deve ser ingerida mais gordura saudável, como o azeite, salmão, sardinha, nozes, amêndoas, linhaça e sementes de chia e cânhamo. Também deve ser reforçada a ingestão de alimentos ricos em vitamina A – como a cenoura, batata-doce, pimentão vermelho e leguminosas de folha verde – e em vitamina D, sendo que neste caso o mais indicado é consultar um médico para obter um suplemente vitamínico adequado.
Formigueiro ou dormência nas mãos ou pés – como é uma condição “diretamente ligada aos nervos periféricos”, a falta de vitaminas do complexo B, como o folato (B9), B6 e B12 pode acelerar este problema, levando ao aparecimento de depressão, ansiedade, fadiga ou até mesmo anemia. A solução passa por adicionar à alimentação diária mais espinafres, espargos, beterraba, feijão, ovos, polvo, mexilhões, ameijoas, ostras e carne de aves.
Cãibras musculares e pontadas em várias partes do corpo – a carência de magnésio, cálcio e potássio podem levar a estes problemas, principalmente quando se trata de uma pessoa com uma atividade física intensa. Para compensar esta escassez vitamínica, nada melhor do que comer bananas, amêndoas, avelãs, abóbora, cerejas, maçãs, toranja, brócolos, dente de leão e legumes de folha verde escura, destaca a especialista.